sexta-feira, 2 de abril de 2010

SAUDADE


Na falta do que fazer e na presença de muita coisa pra desabafar, resolvi escrever sobre SAUDADE: coisa que me matava e que eu estou matando agora. Sei que é subjetivo e impossível escrever com palavras o que é saudade. Pra tal subjetividade, na língua inglesa, a qual é a língua universal, não existe a palavra saudade no dicionário, nem substituição para tal. Para as pessoas expressarem esse sentimento, têm que usar a expressão "I miss you" que, fazendo uma analogia à saudade, é diferente e igual ao mesmo tempo.
Farei uma pequena comparação (sendo pequena não quer dizer que não seja complexa). Há uma teoria científica comprovada que defende o fato do Planeta Terra ser divido por placas tectônicas e, ao longo do tempo, as mesmas estarem se separando, logo, se distanciando. Colocando na vida real, a cada século pessoas que moram na África estão 3 centímteros mais distantes de pessoas que moram na Améria. Acho que essa separação também se dá no dia a dia das pessoas, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Hoje em dia, na maioria dos casos, não existe amizade espontânea, digamos, amizade. É uma espécie de mutualismo onde os amigos sugam previlégios sociais e financeiros dos outros e se os mesmos forem populares, melhor ainda. Pessoas feias e estranhas, porém legais e divertidas não são boas para a formação de uma amizade. Portanto, se você é assim, trate de comprar uma blusa da Billabong, ter mais de 50.000 amigos no Orkut e principalmente se fazer de uma pessoa que você não é, com objetivo de ser aceito na sociedade, a qual deveria ser aceita por você.
O tema anterior era saudade e já estou falando de amizade. Os dois são muito presentes na minha vida, ainda mais quando se adciona distância. Como um bom sonhador, sonho que o mundo volte a ser uma Pangeia, onde não haverá distância alguma entre as pessoas. Mas também acho que a saudade é uma nessecidade boa, que nos faz lembrar das pessoas que amamos. Finalizando, acho que a única coisa mais importante do que tudo isso é estar perto mesmo longe, porque algumas pessoas conseguem estar perto e longe ao mesmo tempo. Espero que as minhas despedidas sejam, a partir de hoje, eternos reencontros que talvez serão feitos na Pangeia dos meus sonhos. Ou não.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Claaaaro que eu vou comentar, né!?
    Demorou mas saiu (e saiu ótimo)!
    Amei te ver essa semana!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. haha quem não quer uma Pangeia dos sonhos? :/

    ResponderExcluir